Sobre Parelheiros

Bairro de Parelheiros

Parelheiros é um distrito rural localizado no extremo sul de São Paulo. É o segundo maior distrito em extensão territorial, embora seja muito pouco povoado. Tem a maior parte da área coberta por reservas ambientais de Mata Atlântica - nele se localiza a APA Capivari-Monos. Em Parelheiros também estão duas aldeias indígenas de um subgrupo guarani com cerca de mil habitantes. A região também recepcionou a primeira imigração alemã no estado no início dos século XIX. Os poucos habitantes, além dos índios, têm o poder aquisitivo mais baixo da cidade.Dista-se de 15 a 25 quilômetros de Itanhaém e São Vicente no litoral, e uma distância de 50 a 60 quilômetros do centro de São Paulo.

Características físicas

São 353 km², representando 24% do município, com ocupação urbana de 2.5% e dispersa 7.7%. Com a totalidade de seu território em área de proteção aos mananciais, a região compreende remanescentes importantes de Mata Atlântica e as áreas mais preservadas do Município. Inclui parte das bacias hidrográficas das Represas Guarapiranga e Billings, que são responsáveis pelo abastecimento de 30% da população da Região Metropolitana de São Paulo. É cortado por ferrovia de escoamento da produção agrícola ao porto de Santos e um ramal suburbano desativado.

Apesar das restrições impostas pela legislação ambiental, o Bairro Parelheiros apresenta urbanização intensa e desordenada, com parte da população residindo de forma precária e sérios impactos sobre os processos naturais de produção de água, devido à impermeabilização do solo, ao desmatamento, ao despejo de esgotos e ao assoreamento dos corpos d'água.

Seguindo o atual processo de urbanização, a população cresce de forma irregular, com baixa renda, aumentando de forma inadequada o déficit de serviços e infra-estrutura. Atualmente o número da população é de aproximadamente 150.000. O fluxo populacional poderá se incrementar ainda mais com a passagem do Rodoanel previsto para cortar a região.

Atualmente tem elevado índice pluviométrico e mais baixa temperatura no inverno, com geadas frequentes. É a área mais preservada do município com remanescente de Mata Atlântica (62,4%) e reflorestamento de cerca de 4% (pinus, eucaliptos).Inclui parte da Bacia Hidrográfica das represas Guarapiranga e Billings.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra São Paulo criou o Encontra Parelheiros na cidade de São Paulo.

Blog do Guia do Bairro Parelheiros

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Parelheiros por e-mail
 

Limites - Bairros e Cidade Vizinhas - Zona Sul

Cidade Dutra, Grajaú, Socorro, M'Boi Mirim, Embu Guaçu e Interlagos

Dados Principais sobre o Parelheiros

População 146.212 hab. (2010)
Renda média R$ 602,71
IDH 0,747 - médio
Subprefeitura Parelheiros
Região Administrativa Sul
Área Geográfica 6

Vídeo sobre o bairro de Parelheiros
Veja mais vídeos sobre o Bairro de Parelheiros

Mapa Parelheiros

 

Moradores ilustres de Parelheiros

 

   
  Sobre o EncontraParelheiros
Fale com EncontraParelheiros
Anuncie no EncontraParelheiros
Cadastre sua Empresa no EncontraParelheiros (grátis)



Termos EncontraParelheiros | Privacidade EncontraParelheiros

Bandeira do bairro de Parelheiros